Você sabia que, em 2016, os adultos que moravam nos Estados Unidos passavam, em média, 5 horas e 31 minutos assistindo à vídeos todos os dias?

Se você não acha que essa tendência tem um efeito no seu tráfego online da sua empresa você está errado. Pesquisas recentes mostram que 57% dos consumidores assistem a vídeos nos seus smartphones todos os dias.

Para acompanhar a demanda dos consumidores e manter sua posição online, empresas estão investindo cada vez mais em vídeos para adquirir visibilidade e bons resultados com SEO (Search Engine Optimization que se traduz para Otimização para Motores de Busca).

Quando o assunto é em que posição sua empresa aparece em resultados de buscas online (SERPs, em sigla inglesa) diversos fatores estão envolvidos e vídeos são um deles.

Um estudo da Forrester notou que páginas com vídeos tem probabilidade 53 vezes maior de aparecer na primeira página de uma busca online que páginas sem vídeos. No entanto este tipo de resultado só é possível se os vídeos têm todos elementos necessários para influenciar o ranqueamento. SEO de vídeos ou VSEO é a prática de otimizar vídeos para o tráfego de motores de busca e o ranqueamento dos mesmos.

Hoje, qualquer um com uma câmera de celular decente e coordenação motora adequada pode fazer um vídeo e enviá-lo para internet. De fato, de acordo com o YouTube, 300 horas de vídeos são enviadas a cada minuto. Isto significa que existem várias opções de vídeos para usuários online, tornando a captação da atenção dos consumidores extremamente difícil para as empresas, o que dificulta uma melhor posição nos resultados dos motores de busca.

No entanto, quando vídeos são feitos de maneira profissional, eles podem ajudar no processo de otimização para motores de busca (SEO) por:

How Video Help SEO

Aqui estão 10 Maneiras Rápidas de fazer Vídeos Explicativos ou Vídeos Animados melhorarem sua Estratégia em SEO:

Impulsione palavras-chave que precisam de ranqueamento superior.

Se você tem uma página e seu conteúdo aparece entre as posições 3-10 em qualquer site de busca, criar e adicionar um vídeo explicativo de qualidade pode te colocar no topo.

Impulse Keywords that Need More Ranking

Inclua um “Schema Markup” no seu vídeo

A Google recomenda fortemente a inclusão de “schema markup” nos vídeos para ajudar motores de busca a entender melhor e classificar corretamente seu conteúdo.

Incorpore o vídeo em seu próprio site

Fazer o envio do vídeo para o YouTube e incorporar o link no seu site não ajudará com SEO. É melhor incorporá-lo diretamente no seu site. Depois de incorporado, se desejar, envie para o YouTube. Se otimizado corretamente, os vídeos do YouTube têm um sistema de ranqueamento próprio, adicionar um link para o seu site na descrição do vídeo pode fortalecer sua estratégia de SEO.

Crie um roteiro que contenha palavras-chave.

Trate o roteiro dos seus vídeos como você faria com qualquer outra página otimizada. Antes de gravar o vídeo, teste o roteiro em uma ferramenta de palavras-chave, se você utilizar o Moz tools, você verá sua pontuação através do “OnPage SEO grader”, caso você esteja utilizando o WordPress, existe o Yoast. Isso permitirá que a página tenha o melhor desempenho.

Mantenha seu vídeo curto e cativante

As pessoas têm curto períodos de atenção, 42% dos consumidores assistem vídeos de 5 minutos ou menos todos os dias, portanto é importante manter os vídeos curtos e diretos. Nós queremos: capturar a atenção do público, mantê-los engajados, providenciar a informação que eles querem e encorajá-los à compartilhar esta informação. Tudo isso da mesma maneira que os escritores de artigo.

Video Helps with Short Attention Spans

Use uma ferramenta de qualidade para animação para seu vídeo.

A qualidade do seu vídeo e do seu roteiro farão com que você ou tenha um grande sucesso ou fracasso completamente em sua estratégia de SEO. Vídeos animados têm provado ser o tipo mais eficiente de vídeos explicativos. Na RawShorts temos vários modelos grátis no qual você pode escolher e criar vídeos atraentes, clique aqui para fazer um vídeo explicativo de graça.

The quality of your video and transcript will make or break your SEO success. Animation videos have proven to be the most efficient type of Explainer Videos. At RawShorts we have free templates for you to choose from to create eye-catching explainer videos, click here to make an explainer video for free.

Use uma boa narração para seu vídeo

Pode não parecer que existe uma relação entre a narração e seus ganhos em SEO, mas existe. Estudos mostram que vozes que são familiares, reconfortantes, claras e que transmitem confiança tem um impacto positivo. RawShorts torna o processo da narração mais simples, veja aqui nosso diretório de talentosos narradores.

Inclua um mapa de site (Sitemap) para seus vídeos

Isto permite que motores de busca encontrem os vídeos. Um mapa de site contém metadados pesquisáveis sobre seus vídeos como duração, título e descrição. Sendo, portanto, um ótimo lugar para usar palavras-chave. Você pode ver como criar um mapa de site para vídeos no seu website aqui:  https://www.xml-sitemaps.com/video-sitemap.html

Faça seu vídeo incorporável

Isto permite que outros possam compartilhar seu vídeo facilmente. Sempre que alguém incorpora seu vídeo você ganha um link de acesso ao seu website.

Escolha uma imagem de miniatura (Thumbnail) chamativa

A miniatura correta irá encorajar pessoas a clicarem no seu vídeo. Uma boa imagem para miniatura irá atrair a atenção das pessoas quanto ao seu vídeo e aumentará a taxa de cliques. Em 2012, HubSpot reportou que posts com fotos cativantes tinham uma performance muito melhor que a média dos posts.

 

Higher Engagement

Selecionar uma imagem de miniatura atraente certamente resultará em uma maior taxa de cliques e melhor ranqueamento em geral.

 

Video is Eye Catching
Se vídeos não são parte do seu arsenal em SEO você nunca observará bons resultados. Existe provavelmente mais de 1 milhão de arquivos que explicam como o Google escolhe o rank de uma página, no entanto, existem alguns pontos que todos citam, websites que contém conteúdo relevante e de qualidade são os preferidos da Google. Hoje, as pessoas querem vídeos que tenham o máximo de informação no menor tempo possível, o período de atenção é o menor já observado. Ah, e as pessoas querem que o vídeo seja interessante visualmente. Parece difícil, mas não é. Se você entregar ao usuário o que ele procura, Google irá enviar mais usuários para você.

Author Jeffrey Fermin

Jeffrey is a contributing editor with a focus on content marketing. As a content strategy consultant, Jeffrey helps businesses evaluate their content needs and resources; and create compelling stories to be delivered across multiple media channels and platforms.

Write A Comment