Qual o tipo correto de vídeo explicativo para você?

Um vídeo explicativo é um vídeo que explica um produto ou serviço. Parece bem simples e direto, consequentemente não pode existir mais de um tipo, certo? Errado. Existem vários tipos de vídeos explicativos e escolher qual deles é o mais adequado para seu objetivo em particular é tão importante quanto outras decisões de marketing que você irá fazer.

Como a maioria das decisões de marketing, a resposta depende em três fatores chave: a personalidade da sua marca, seus objetivos de marketing e seu público-alvo. O estilo que você escolher deve ser consistente com a personalidade da sua marca – se sua ela for divertida, despreocupada e acessível, seu vídeo também deverá ser. O estilo do vídeo também deverá apoiar suas decisões de marketing e seu público alvo deve considerá-lo relevante além de identificarem com o mesmo, fazendo com que eles sintam que você está falando a língua deles.

Agora, vamos analisar os quatro principais tipos:

1º – Screencast

Um vídeo do tipo screencast é uma gravação digital que captura as ações que ocorrem na tela de um computador. Este tipo de vídeo é em geral acompanhado por uma narração que explica o que está acontecendo na tela. Screencasts representam uma ótima maneira de demonstrar sua interface de usuário para possíveis futuros clientes.

Bom para: Criar vídeos e tutorias de “como-fazer”. Demonstrar sua interface de usuário.

 

2º Desenhos Animados

Os desenhos animados são um dos formatos mais populares para vídeos explicativos porque todo mundo ama desenhos. Mas falando sério, este estilo pode ajudar a humanizar sua marca e apresentar certo nível de emoção e personalidade que você não vai conseguir atingir com os outros formatos. Estes vídeos contam, tipicamente, a história da perspectiva de um personagem principal que representa tanto (a) a identidade da sua marca ou (b) seu público-alvo. De qualquer forma, você estará colocando um rosto na sua marca o que é amigável, acessível e memorável.

Bom para: Contar histórias e criar uma personalidade amigável e acessível para seu serviço.

 

3º Animações em Quadro-Branco

Em animações em quadros brancos o conteúdo é criado diante dos seus olhos. Tradicionalmente, estes vídeos eram feitos por um artista que literalmente desenhava em quadros-brancos enquanto cada traço desenhado era gravado em um filme. Hoje, vídeos de animações em quadros brancos são completamente digitais, mas eles continuam sendo uma ferramenta efetiva para comunicação e marketing.

Bom para: Explicar informações complexas de maneira simples.

 

4º Animação Gráfica

A animação Gráfica combina imagem, tipografia, ilustração, logos, formas, som e vídeo para contar uma história. É uma maneira elegante que pode fazer com que conceitos complexos sejam simples de se entender. Geralmente as animações tem um tom mais sério que desenhos animados ou animações em quadro-branco, além disso é uma ótima opção para companhias que precisam manter um aspecto profissional.

Bom para: Manter um aspecto sofisticado e explicar conceitos abstratos.

 

Você está no caminho correto para fazer um grande trabalho. Precisa de mais ajuda? Raw Shorts oferece um programa que acelera e facilita a criação dos seus próprios vídeos. Comece hoje mesmo em rawshorts.com.

Author Jeffrey Fermin

Jeffrey is a contributing editor with a focus on content marketing. As a content strategy consultant, Jeffrey helps businesses evaluate their content needs and resources; and create compelling stories to be delivered across multiple media channels and platforms.

Write A Comment