Como a receita de um ótimo jantar festivo, um roteiro sucinto e bem escrito para seu vídeo animado é o primeiro passo para o sucesso. O roteiro é a base para construir algo incrível e irá permitir que você economize muito tempo e evite muitas dores de cabeça nos processos subsequentes. Mas, como exatamente você escreve um bom roteiro?

Conteúdo e Formato

Existem dois pontos importantes em um roteiro para vídeos explicativos: conteúdo e formato. O conteúdo é a mensagem você quer enviar, isto é, a informação que você quer transmitir sobre seu produto ou serviço. O formato é a maneira na qual você transmitirá a informação, e cobre coisas como ângulos de câmera, elementos gráficos, música e som, efeitos especiais, tonalidade e desenvolvimento de personagens. O segredo para um bom vídeo está no equilíbrio – conteúdo forte com um formato fraco é bem entediante. Da mesma maneira que não existe quantidade de efeitos especiais que substituirão uma falta de conteúdo. Para ser capaz de tomar decisões bem informadas tanto sobre conteúdo quanto formato, você precisa se perguntar duas coisas:

Quem é o público?

O que você está tentando dizer para eles?

Você já ouviu a expressão “conheça seu público”? Este é um princípio que norteia vídeos explicativos. Saber com quem você está falando influenciará a maneira que você fala e o que é dito. Defina seu público alvo da maneira mais clara possível (como eles se parecem? Qual a idade deles? Onde eles moram? Onde trabalham? O que valorizam? Quais problemas estão tentando resolver? Então faça um rascunho do roteiro especificamente para as necessidades do seu público-alvo, em uma linguagem e estilo que eles irão entender.

O próximo passo é limitar claramente o que você quer explicar no seu vídeo. Não adianta tentar colocar todos os detalhes do seu produto ou serviço no roteiro – se você tentar colocar tudo, as pessoas não irão lembrar de nada. Ao invés disso, identifique uma mensagem chave e rascunhe um roteiro que a entregue de maneira clara e concisa.

Escrevendo o Rascunho

Uma vez que você sabe com quem você está conversando e o que você quer dizer, escrever o roteiro em si deverá ser relativamente fácil. Conduza seus espectadores através de uma história, respondendo O QUE, COMO e o PORQUÊ do seu produto ou serviço. Defina o problema, apresente sua solução, mostre como ela funciona e diga a eles porque você ela é a melhor escolha para resolver o problema. Você quer que eles comprem? Se inscrevam? Compartilhem? Comunique ao seu público exatamente o que é que você quer que eles façam em seguida.

Dicas úteis

Aqui estão algumas dicas finais para ajudá-lo a arrasar no seu roteiro.

  • Consiga opiniões e comentários de leigos. Tenha certeza que sua mensagem é clara para alguém que não é familiar com seu produto.
  • Preste atenção no número de palavras. Você consegue colocar aproximadamente 160 palavras em um minuto de vídeo (em um ritmo confortável). Se o objetivo é um vídeo de 90 segundos, trabalhe com 240 palavras.
  • Seja consistente com sua marca. Garanta que seu roteiro se adere ao estilo e a tonalidade estabelecida pela personalidade da sua marca.

 

Você está no caminho correto para fazer um grande trabalho. Precisa de mais ajuda? Raw Shorts oferece um programa que acelera e facilita a criação dos seus próprios vídeos. Comece hoje mesmo em rawshorts.com.

Author Jeffrey Fermin

Jeffrey is a contributing editor with a focus on content marketing. As a content strategy consultant, Jeffrey helps businesses evaluate their content needs and resources; and create compelling stories to be delivered across multiple media channels and platforms.

Write A Comment